Outubro Rosa - Luta contra câncer de mama, vamos juntas!!!





Olá amores tudo certinho? ontem começou o mês mais rosa do calendário! Isso mesmo, é o mês de conscientização e de solidariedade as pessoas que tem câncer de mama.
É a primeira vez que estou usando o Blog para promover essa campanha e lutar contra o câncer de mama e quero aqui informar sobre o Outubro Rosa e também dar dicas sobre como fazer o autoexame de toque em casa, sobre qualquer suspeita procure um médico.
Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama e o câncer de colo de útero são os mais comuns entre as mulheres. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois 95% dos casos têm cura, desde que detectados no início. A detecção precoce através de ações de rastreamento é a principal medida para a redução da mortalidade.

(Clique na Imagem para AMPLIAR )


De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 11 mil mulheres morrem de câncer de mama por ano no Brasil, o que representa 2,5% das mortes femininas no país.

Os principais fatores de risco são: histórico familiar; idade; menarca precoce (idade da primeira menstruação), a menopausa tardia (após os 50 anos de idade), a ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos e a nuliparidade (não ter tido filhos), a ingestão regular de álcool e tabagismo. Ainda segundo informações do Inca, a detecção precoce é fundamental para a eficácia do tratamento. Para isso, as mulheres devem realizar regularmente o exame clínico da mama e a mamografia.


Aprenda Fazer o Autoexame:


 Aqui na minha cidade Curitiba abraçou essa causa e acredito que o Brasil inteiro também, não tenha vergonha de procurar auxílio caso identificou alguma alteração no autoexame, lembra-se que quanto mais cedo diagnosticar, mais cedo a chance de cura.



O câncer de mama não tem idade, lembrando que:

 ➡️Mulheres a partir dos 21 anos pode se fazer o autoexame em casa e mulheres.  
 ➡️Mulheres  a partir de 40 anos é obrigatório fazer a mamografia anualmente. ( A orientação geral é começar a fazer o exame preventivamente a partir dos 40 anos de idade com intervalo de 1 a 2 anos para mulheres sem história familiar de câncer de mama; caso haja algum caso na família (avó, mãe, tia ou irmã) a mamografia deve ser realizada a partir dos 35 anos anualmente.)
➡️ Mulheres que menstruam, deve fazer o autoexame 07 dias depois do início da menstruação.     
➡️Mulheres  na menopausa, escolher um dia do mês e TODO MÊS fazer com intervalo de 30 dias

É isso meus amores, vamos ajudar quem está passando pelo câncer de mama a vencer essa causa e conscientizar as mulheres a fazer o autoexame para não esperar por essa doença... Vamos combate-la!!!

Feliz Outubro Rosa para nós!!! bjus

0 comentários:

Postar um comentário


up